Consultoria especializada pode evitar a falência de empresas

Atualizado: Jul 24




Com o chamado turnaround é possível desenvolver diagnósticos precisos de gestão para reerguer os negócios

Empreender é sempre um desafio, muitas vezes o sonho de abrir um negócio pode se transformar em grande preocupação para quem se vê endividado e com poucas perspectivas de sair dessa situação. Nessas horas uma reestruturação completa do negócio, o chamado turnaround, pode ser fundamental para evitar o fechamento definitivo da empresa, de acordo com o consultor jurídico Maurício Galvão, da MGA.

“Nenhuma empresa quer chegar ao extremo de perder a capacidade de honrar suas dívidas. Uma consultoria especializada pode auxiliar negócios que estejam com dificuldades financeiras a se organizarem de forma profissional, e se recuperar antes que a situação se complique, evitando chegar a um pedido de recuperação judicial, por exemplo”, destaca Galvão.


O auxílio profissional traz ao empresário que está passando por um processo de endividamento uma visão mais analítica do problema. Com uma equipe multidisciplinar especializada formada por advogados, economistas, contabilistas e administradores, a MGA elabora o plano de reestruturação da empresa, com base no diagnóstico das operações e análise dos ativos e passivos. Os profissionais da MGA participam ativamente da implantação do plano e negociação com credores, além de acompanharem o processo de soerguimento da empresa.

Falências e recuperações É comum que o endividamento das empresas tenha relação com o cenário econômico, refletindo os momentos de crise e recessão que impactam diretamente o mercado. Além disso, a crise da empresa pode ser agravada pela falta de conhecimento na gestão de negócios, principalmente por parte de novos empreendedores.

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais, a maioria dos pedidos judiciais de reorganização econômica, administrativa e financeira são apresentados por micro e pequenas empresas, mas também existem um número considerável de médias e grandes corporações que buscam o processo judicial para se reestruturar.

A MGA também atua em processos de Recuperação Judicial, que tem o intuito de preservar a atividade empresarial, os empregos e proteger credores. A consultoria auxilia em todas as etapas necessárias para a reorganização administrativa e econômico-financeira das companhias, bem como participa diretamente no acompanhamento do complexo processo judicial.


42 visualizações0 comentário